3.80.24.244

PRIMAVERA equipa Bibliotecas Escolares com livro infantil sobre a pandemia

O conto infantil “Salvador, o pequeno herói” será distribuído a todos os Agrupamentos Escolares do continente com o apoio do Plano Nacional de Leitura 2027

No âmbito das iniciativas de responsabilidade social corporativa, que se focam sobretudo na vertente educacional, a PRIMAVERA acaba de doar 810 exemplares do seu livro infantil "Salvador, o Pequeno Herói”, com o objetivo de ajudar as crianças a compreenderem a pandemia de Covid-19 através de um conto lúdico e didático sobre o tema. Com o apoio do Plano Nacional de Leitura 2027, o livro está a ser entregue às Bibliotecas Escolares de todos os Agrupamentos de Escolas de Portugal Continental, sendo destinado essencialmente ao 1º ciclo do ensino básico.

O livro "Salvador, o pequeno herói” foi editado também para angariar fundos para a compra de equipamentos informáticos a oferecer às crianças e jovens mais carenciados, em parceria com o projeto Student Keep do movimento #tech4COVID19, em prol da igualdade de acesso ao ensino à distância.

Num ano particularmente diferente e desafiante para o setor da educação, com o regresso às escolas já a decorrer, mas ainda a gerar dúvidas e receios à comunidade educativa em geral, a PRIMAVERA volta a reforçar o seu apoio a instituições de ensino e do conhecimento, destacando a leitura como uma competência essencial que deve ser desenvolvida desde cedo.

Para Ângela Brandão, vice-presidente sénior da PRIMAVERA BSS, "a educação é o melhor legado que podemos deixar às nossas crianças e jovens, e por isso acreditamos que os livros continuarão a ser uma ferramenta essencial para promover a curiosidade e o gosto pelo co-nhecimento. Esperamos que este livro possa também ajudar pais, educadores e professores a explicar aos mais novos este momento que vivemos e como o esperamos ultrapassar, com mais ciência, mais solidariedade e muita esperança. E como esta é uma obra destinada prin-cipalmente aos mais pequenos, entendemos que a colaboração com o Plano Nacional de Leitura 2027 seria a melhor forma de chegar a um maior número de crianças da educação pré-escolar e do ensino básico”.

"Salvador, o pequeno herói” é uma obra criada pela PRIMAVERA, com versão em papel e digital, a qual inclui um Videobook, incentivando à leitura e à literacia.

Sinopse de "Salvador, o pequeno herói

Um vírus terrível espalhou-se pelo mundo inteiro, obrigando as pessoas a ficarem em casa para não serem contagiadas. As escolas, os restaurantes, as lojas, os aeroportos, os parques, e outros espaços que não eram imprescindíveis à sobrevivência, foram fechados.

O Salvador permanecia em casa com o seu pai e o cão Bolinhas há várias semanas e já não aguentava de tantas saudades da mãe, que passou a viver junto ao hospital onde tratava os doentes infetados com a doença. Ao ver a crescente tristeza do Salvador, o pai teve uma ideia e juntos conseguiram mobilizar todos os portugueses a lutar contra o vírus.

O número de doentes foi diminuindo dia após dia e finalmente a mãe do Salvador pôde vol-tar para casa. A família ficou novamente reunida e a vida voltou ao normal. O Salvador ficou conhecido de todos como o pequeno herói.