Segunda-Feira, 23 Outubro
Quinta-Feira, 02 Novembro
Sexta-Feira, 03 Novembro

PRIMAVERA e Ministério do Trabalho de Angola simplificam resposta à fiscalidade

A PRIMAVERA e o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) unem esforços para simplificar a comunicação do Registo Nominal de Trabalhadores (RENT) em Angola.

A PRIMAVERA BSS, presente em Angola desde 2006, acaba de disponibilizar às empresas angolanas um mecanismo que acelera a resposta à obrigatoriedade legal de Comunicação e Registo Nominal de Trabalhadores (RENT) ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social - MAPTSS. Esta iniciativa pioneira vai eliminar trabalho burocrático nas em-presas.

Esta é a primeira vez que uma tecnológica trabalha em parceria com o MAPTSS, designada-mente com o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) no sentido de simplificar esta comunicação entre os organismos do Estado e as empresas, acelerando o cumprimento desta obrigatoriedade. No seguimento desse trabalho conjunto, a partir de agora no softwa-re de gestão PRIMAVERA passa a ser possível gerar e preencher automaticamente os dados do mapa RENT e a respetiva exportação do ficheiro em formato compatível para submissão na plataforma do MAPTSS, com todos os dados solicitados por esta entidade às empresas do setor empresarial público, privado, misto e cooperativo, assim como às instituições sociais, religiosas e organizações não-governamentais que tenham ao seu serviço trabalhadores as-salariados.

"Este trabalho de simplificação dos processos empresariais que temos desenvolvido com o MAPTSS, particularmente com o SIAC é mais um passo da PRIMAVERA no caminho da trans-formação digital das empresas. Ao longo dos anos temos caminhado nesse sentido e hoje estamos muito satisfeitos por saber que vamos acelerar o trabalho de milhares de empresas que usam o ERP PRIMAVERA, tornando-as mais competitivas graças à eliminação do traba-lho administrativo moroso e sem qualquer valor acrescentado para o negócio”, explica Sérgio Lopes, responsável da PRIMAVERA no mercado angolano.

As empresas em Angola estão obrigadas a comunicar o RENT até ao final de abril com os da-dos relativos ao mês de março e correspondentes ao ano da entrega. Desde 2015 é possível efetuar esta comunicação através do preenchimento dos dados diretamente no site do MAPTSS ou através de submissão na plataforma do MAPTSS de um ficheiro em formato Excel.

O mecanismo agora disponibilizado pela PRIMAVERA permite a integração do ficheiro em formato Excel na plataforma do MAPTSS, o que irá eliminar a carga burocrática nas empresas que usam este software de gestão. Paralelamente, a PRIMAVERA irá disponibilizar ações de formação online sobre esta temática. Os interessados em participar podem efetuar a inscrição em http://ao.primaverabss.com/pt/formacao/areas-de-formacao/flash-learning-emissao-do-rent/

O mecanismo de resposta ao RENT vai estar disponível para todas as empresas que utilizam o software de gestão PRIMAVERA, permitindo que em abril a comunicação ao MAPTSS já de-corra de forma mais célere. Esta novidade terá um impacto muito forte na área administrativa de inúmeras empresas como a Cuca, Endiama, De Beers, Escom, Ghassist, Oxbow, Somoil, entre muitas outras que gerem o negócio com base nas soluções PRIMAVERA.