Sexta-Feira, 20 Outubro
Quinta-Feira, 02 Novembro
Sexta-Feira, 03 Novembro

Porto Cruz chega cada vez mais longe com apoio do ERP PRIMAVERA

O maior exportador nacional de vinho do Porto, a Gran Cruz, que produz e comercializa a insígnia de referência mundial Porto Cruz, suporta o negócio de produção e comercialização de 25 milhões de garrafas/ano para mais de 50 países em tecnologia desenvolvida pela PRIMAVERA

A tecnologia da PRIMAVERA BSS, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial, foi selecionada para garantir uma gestão integrada da Gran Cruz, produtora de vinhos do Douro, Madeira e Porto, empresa líder de mercado na produção e exportação de vinho do Porto, comercializando em média 25 milhões de garrafas para mais de 50 mercados todos os anos.

"Perante um período difícil, transversal a todos os setores de atividade e ao nosso em particular, temos que ser mais eficientes no que respeita aos processos, criar dimensão interna e externa e investir para criar condições de competitividade. A aposta na PRIMAVERA garante-nos competitividade, pois tudo aquilo que está assente na plataforma do ERP PRIMAVERA ajuda-nos a tomar as decisões de gestão e a monitorizar todo o processo produtivo, desde a vinha até à saída das caves e a apurar as margens que o produto vai deixando ao longo de toda a cadeia, o que é fundamental, pois sem isso não o podíamos fazer. Ajuda-nos também a ter um overview do negócio, o que é fundamental face à nossa dispersão geográfica”, explica Jorge Dias, Diretor-Geral da Gran Cruz.

A adoção do ERP PRIMAVERA nesta empresa de referência no setor vitivinícola teve como objetivo assegurar uma gestão centralizada do negócio, articulando numa única plataforma a gestão da relação com os cerca de três mil produtores, fornecedores e clientes, bem como a incorporação da informação proveniente dos diversos sistemas verticais, permitindo acompanhar todos os processos de negócio de forma única, desde o controlo da vindima, à rastreabilidade da matéria-prima, controlo de qualidade, gestão da produção, controlo logístico, faturação e gestão contabilística, comunicação com a Alfândega e integração com Instituto dos Vinhos do Porto e Douro. Com esta integração profunda de dados, a Gran Cruz obtém maior capacidade de controlo financeiro, assim como uma visão global do negócio essencial no apoio à decisão.

Esta plataforma responde também à expansão crescente do negócio da Gran Cruz, que vive essencialmente do mercado externo, exportando atualmente mais de 90% da sua produção para mercados tão diversos como França, Espanha, Rússia ou Bélgica e pretende explorar de forma crescente o cada vez mais maduro mercado nacional, quer no campo do consumo quer no de enoturismo.

Para David Afonso, vice presidente da PRIMAVERA BSS, "o projeto Gran Cruz revelou-se um desafio muito positivo pela necessidade de incorporar um elevado volume de dados provenientes de diversos sistemas, de modo a assegurar uma visão única, agregada e simples do negócio, englobando a complexidade de um elevado número de fornecedores, e clientes, com exportação para tantos mercados, com comunicações obrigatórias e em tempo real com diversas entidades e o ERP PRIMAVERA permitiu a cobertura total dos processos, da produção à venda com eficiência”.

A implementação do ERP PRIMAVERA na Gran Cruz conta com o suporte da Unicódigo - Eng. e Tecnologias de Informação, Lda., entidade parceira da PRIMAVERA que detém o estatuto PRIMAVERA Premium Partner e PRIMAVERA Solutions Partner, isto é, possui competências na implementação e suporte às soluções PRIMAVERA e desenvolve soluções próprias integradas com a oferta da PRIMAVERA.