52.14.130.13
Quer Aderir?
Apoio ao Cliente

Câmara Municipal de Mafra adota SNC-AP com apoio das soluções PRIMAVERA

Mafra é a primeira autarquia a implementar uma solução tecnológica para responder às novas exigências legais do Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública (SNC-AP), que entra em vigor em janeiro do próximo ano.

No âmbito da aplicação do novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) obrigatória a partir de janeiro de 2018, a Câmara Municipal de Mafra está a responder antecipadamente às exigências legais do normativo, escolhendo a PRIMAVERA BSS para apoiar essa transição. A autarquia aproveitou ainda para implementar um sistema global de gestão mais moderno, integrado, analítico e capaz de impulsionar a digitalização dos processos globais da instituição, respondendo a novas necessidades de informação.

A solução PRIMAVERA Public Sector foi a escolhida para proceder quer à adaptação do sistema contabilístico para o SNC-AP, quer à modernização tecnológica assente na digitalização de processos, que simplificará o fluxo documental, permitirá acompanhar em tempo real a execução orçamental e dotará a gestão municipal de informação analítica de suporte a um exercício de gestão mais estratégico e preditivo, dando resposta a novos processos.

Hugo Moreira Luís, vereador responsável pela gestão financeira da Câmara Municipal de Mafra, afirma que "para além de garantir a transparência e eficiência na gestão dos dinheiros públicos, o município irá, enquanto agente económico, ganhar agilidade e competitividade. Muito mais do que implementar o SNC-AP, o ERP PRIMAVERA vem responder à necessidade urgente de acesso a informação global, sólida, fidedigna e oportuna de apoio à gestão pública, para nos permitir prever e planear recursos. Com este software, vamos integrar as diversas ilhas de dados que temos atualmente dispersas, digitalizar processos, acelerar operações, modernizar o serviço prestado e otimizar o próprio processo de gestão.”

"O Estado tem de ser o primeiro a promover a mudança: cada um tem de fazer a diferença na sua área de influência, induzindo confiança e previsibilidade nos fluxos financeiros entre as entidades. E só com entidades organizadas e com informação oportuna e de elevada transparência, através do relato financeiro, é que a nossa economia poderá ser competitiva”, acrescenta o responsável.

O projeto contempla a implementação do ERP PRIMAVERA Public Sector para gestão das áreas de Compras, Vendas, Tesouraria, Contabilidade e Gestão de Entidades, sendo a peça-chave para a integração dos dados provenientes dos restantes sistemas e aplicações utilizados pela instituição. A implementação será da responsabilidade da PRIMAVERA Public Services, uma spin-off da PRIMAVERA focada exclusivamente no setor público.

O novo modelo de normalização contabilística SNC-AP pretende aumentar a transparência e o rigor na gestão e na prestação de contas dos organismos públicos, bem como alinhar as regras contabilísticas com o sistema vigente nas empresas do setor privado a nível internaci-onal, tendo como objetivo final promover e transparência e eficiência na gestão pública.